Atendimento Educacional Especializado realizou palestra e celebrou O Dia Nacional do Sistema Braile

A Secretaria de Educação de Ibiassucê, através do Atendimento Educacional Especializado, realizou palestra e celebrou o Dia Nacional do Sistema Braille (08/04), no Centro Educacional de Ibiassucê, com as turmas da EJA. Durante a palestra, foram demonstrados materiais utilizados no trabalho com estudantes cegos e baixa visão.

A ação envolveu um torneio de dominó tátil às cegas com premiação, em que os alunos tiveram seus olhos vendados para jogar o dominó em alto relevo, sendo permitida apenas a exploração do tato dos competidores.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva, Stele Prates, o objetivo da ação é divulgar a importância do uso do sistema braille para o desenvolvimento da pessoa com deficiência visual, conscientizar a comunidade, proporcionar melhor esclarecimento sobre a deficiência e sobre o sistema e reforçar a necessidade da inclusão delas na sociedade.

O Braille é um sistema de códigos em alto relevo que representam todas as letras do alfabeto, números, símbolos aritméticos e etc. O sistema é composto por seis pontos, dividido em duas colunas de três pontos, formando no total 63 combinações diferentes, sendo cada um representante de um número, letra, pontuação e etc.

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.