Câmara realiza entrega do Título de Cidadão Honorário de Ibiassucê ao Senhor Deusdedit Meira Prates

Condecorado pelos serviços prestados ao povo ibiassuceese

Por Augusto Jackson / ASCOM

Na noite de quinta feira (21), a Câmara Municipal de Ibiassucê realizou a Sessão Solene de Outorga de Título de Cidadão Honorário da cidade, ao Senhor Deusdedit Meira Prates, conhecido como “Senhor Detinho” (in memoriam). A solenidade aconteceu no Club Náutico de Ibiassucê, às 19h.

Estiveram presentes, o prefeito de Ibiassucê Adauto Rebouças Prates (filho do homenageado), Júlio Antônio Farias, presidente da Câmara Municipal de Ibiassucê, Florisvaldo Gomes dos Santos, vereador do município e autor do projeto para a homenagem, demais vereadores, autoridades municipais, familiares do homenageado e amigos.

“ Durante toda a sua existência serviu colaborando no desenvolvimento desta cidade. A sua caminhada destaca-se na humildade, e no desprendimento. Rumo ao primor do seu legado. Nós como representante do povo, tributa-lhe esse merecido título de cidadão da nossa cidade. ” Afirmou o presidente da câmara de vereadores.

“Tenho orgulho de estar participando desse momento em que nós homenageamos o Senhor Deusdedit. Tenho orgulho de   ter frequentado a sua casa desde criança. Um homem bom, que sempre visava o cuidado ao próximo. ”  Disse Florisvaldo Gomes, autor que levou o projeto para a Câmara de Vereadores.

A vereadora Maria de Lurdes, disse que “É um momento único, como nós falhamos em dar esse título ao senhor Desudedit enquanto estava vivo. Nós sabemos que ele não era de Ibiassucê, veio para Ibiassucê, mas como era tão bom, tão próximo, que nós passamos despercebidos pelo fato de acharmos que ele já era parte de nossa família. Uma pessoa que só fez o bem, caridosa, sempre disposto a atender o povo da cidade de Ibiassucê.

A placa da honraria ao senhor Deusdedit, foi entregue a sua filha Celina Rebouças Prates, que emocionada agradeceu a todos os presentes e falou do seu pai “Gratidão, gratidão a Deus pelos serviços prestados pelo meu Pai, ao longo de sua caminhada.  Morreu aos 84 anos, sem bens materiais, sem dividas e sem inimigos. Gratidão pelos valores que ele nos levou. ”

Celina Rebouças recebe a placa do Presidente da Câmara

O título de Cidadão Honorário é concedido às pessoas que se destacaram por suas trajetórias de vida, trabalhando ou realizando ações em benefício do município de Ibiassucê.

Lançamento de sua Biografia.

Em um segundo momento, foi lançado o livro biográfico do  Senhor Deusdedit Meira Prates “Saberes e práticas de um homem de fé, caridade e sabedoria no Alto Sertão da Bahia” da autora Marlene Souza. “Cidadão ibiassuceense, seu trabalho consagrado e bem sucedido no ramo da medicina prática, seus feitos e saberes nas funções de “medico”, parteiro, enfermeiro, farmacêutico prático, político, bem como sua contribuição social a este município, que não foram poucos, e, o bem maior que foi seu legado. ” Trecho retirado do livro biográfico lançado.

Capa da Biografia de Senhor Detinho

O Senhor Detinho, nunca teve uma formação acadêmica na área da medicina, mas sempre atuou como a mesma designação e sabedoria e a quem todos o confiava. “ Vi muitos serviços prestados! Era de dia, era de noite, ele não tinha horário nem pra parto, nem pra nada para atender a um chamado. Não tinha tempo ruim. Não tinha problema com chuva, sol, não tinha nada disso! Montava no cavalo e ia, se fosse perto ia a pé, não tinha dificuldade pra ele. ”  Trecho da Fala de Yolanda de Oliveira, retirado da Biografia escrita pela autora Marlene Souza.