CRAS realiza palestra com famílias do Programa Primeira Infância no Suas

O centro de Referência em Assistência Social (CRAS) realizou o primeiro encontro com as famílias do Programa Primeira Infância no Suas, para discutir a respeito do programa, suas finalidades e importância . O SUAS é o Sistema único de Assistência Social do Governo Federal que promove a atenção às famílias com gestantes e crianças, em maior situação de vulnerabilidade, no total, 150 famílias são atendidas no município de Ibiassucê.

A Supervisora do Programa Primeira Infância (PIS) Suzana Oliveira, explica que programa tem caráter intersetorial, não só na política da assistência social, mas também de outros ministérios como saúde, cultura e educação. Não tem caráter fiscalizatório, seu objetivo é apoiar as famílias com gestantes e crianças na primeira infância, ampliando acesso a politica, serviços e direitos, além de estimular o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância em situação de vulnerabilidade, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, tendo como base visitas domiciliares.

No programa estão incluídos, beneficiários do Programa Bolsa Família, como Gestantes, crianças de até três anos e, Crianças de ate 06 anos que são beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Suzana ainda explica que a finalidade não é ensinar as famílias a cuidarem de suas crianças, e, sim orientá-las em relação à estimulação e necessidades específicas/singulares de acordo com a faixa etária em questão, no sentido de privilegiar famílias do público prioritário, como um apoio a mais, entre tantos outros serviços e olhares que são oportunizados.

Cinco visitadoras fazem a cobertura nas comunidades rurais e zona urbana da cidade de Ibiassucê. A visita acontece nas casas das famílias que fazem parte do programa. A visitadora é responsável direta por apoiar as famílias para o fortalecimento de suas competências no cuidado às crianças. Em sua rotina, deve buscar construir uma boa relação com as famílias, reconhecer o que emerge de seu cotidiano, se posicionar como um facilitador na construção de conhecimentos e motivar para que as famílias sejam protagonistas de seu próprio desenvolvimento.

Para a coordenadora do PIS Investir em programas voltados à primeira infância prepara a criança para ter sucesso na alfabetização e desenvolve outras habilidades no decorrer da vida, como redução da evasão escolar, redução da criminalidade, quebra do ciclo perverso de reprodução da pobreza. Experiências positivas na primeira infância também podem diminuir a incidência de obesidade, diabetes e doenças cardíacas. Aumentar os níveis de educação e saúde pode ter efeitos positivos para toda a sociedade.

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.