Prefeitura de Ibiassucê volta a realizar campanha Faça Bonito

Por Augusto Jackson/ ASCOM

 

Prefeitura de Ibiassucê volta a realizar a campanha Faça Bonito nas comunidades rurais do município.  A campanha é em prol do combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. As ações são realizadas por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e pelo Conselho Tutelar (CT), que juntos fazem parte da  Rede de Defesa de Direitos da Criança e do Adolescente.  Durante a realização da campanha está acontecendo o espetáculo teatral “O Segredo de Nara” do diretor Jhow Abreu.

Antes do espetáculo, acontece um diálogo com a comunidade sobre o abuso e exploração sexual, conhecimento do corpo e dos toques do sim e do não, além de alertar sobre a quem recorrer em situações de risco, alerta aos país em relação aos sinais dados pela vítima de abuso e o que deve ser feito caso isso ocorra.  A última comunidade a receber a campanha foi Jabuticaba. No próximo sábado (01/09) o setor VI (Bom Sucesso, às 15h) e o setor VII (Forno de Telha, às 17h) receberão o espetáculo.

 

 

O Segredo de Nara (sinopse)

O espetáculo conta a história de Nara, uma menina de 8 anos de idade que passa por uma séria situação de abuso sexual. Ela fica cada vez mais triste, perdida, confusa e achando que a culpa também é dela e que esse segredo não pode ser contado a ninguém, já que ela é ameaçada pelo agressor. A peça traz a visão inocente e dramática de Nara, que sofre os efeitos do abuso até conseguir pedir ajuda por meio de seus desenhos. O texto foi adaptado da obra de Gilles Tibo e do roteiro de Su – Jin Kim (II).

Conhecendo a campanha

​Em 18 de maio de 1973 no Espirito Santo,  Araceli Cabrera  Sanches, uma criança de  oito anos de idade, foi drogada, espancada, estuprada e morta por dois homens, Paulo Helal e Dante de Brito Michhelini. O caso tomou uma grande proporção na mídia, mas

Mesmo com o aparecimento de seu corpo, desfigurado por ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória (ES), poucos foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.

Os acusados, eram conhecidos pelas festas que promoviam em seus apartamentos com muitas drogas e bebidas alcoólicas, lideravam um grupo de viciados que costumava percorrer os colégios da cidade em busca de novas vítimas. A capital do estado era uma cidade marcada pela impunidade e pela corrupção. Ao contrário do que se esperava, a família da menina silenciou diante do crime. Sua mãe foi acusada de fornecer a droga para pessoas influentes da região, inclusive para os próprios assassinos.  Araceli só foi sepultada três anos depois. Sua morte ainda causa indignação e revolta. (FONTE : facabonito.org)

“O dia 18 de maio foi instituído em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil. O evento foi organizado pelo Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes (CEDECA/BA), representante oficial do Ecpat, organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia. O encontro reuniu entidades de todo o país. Foi nessa oportunidade que surgiu a ideia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

De autoria da então deputada federal Rita Camata (PMDB/ES) – presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional -, o projeto foi sancionado em maio de 2000.

Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.” (Trecho entre aspas retirado originalmente do site  https://www.facabonito.org.br/a-campanha)

 

 

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.