Governo de Reconstrução Resgata Cultura do São João em Ibiassucê

O mês de Junho já se foi, mas não podemos deixar de falar do nosso animado Arraiá Itinerante, o qual percorreu as Zonas Rurais e Bairros da nossa cidade.  O Governo de Reconstrução teve como objetivo resgatar a Cultura da Comemoração do São João em nosso Município e, envolver toda a comunidade nesta manifestação cultural que é tão forte em nossa região. O projeto foi abraçado com grande êxito por toda a comunidade que fez questão de prestigiar e curtir cada momento.

Com uma programação vasta, o Arraiá buscou valorizar os artistas ibiassuceenses que se apresentaram em comunidades rurais e também em nossa Vila Junina, um espaço acolhedor e aconchegante instalado na Praça Oliveira Brito, com cenários lindos e coloridos. Todos que passaram por lá, não resistiam em tirar aquela bela foto para guardar de recordação.

Em meio ao cenário com bandeirinhas coloridas tivemos: deliciosas comidas típicas, arrasta pé, quadrilha e muito forró. A programação iniciou no dia 07 de Junho com show da Banda Cia do Forró, na Comunidade de Olho D´água de Dê. Animação não faltou na abertura do Arraiá Itinerante. Com seu forró convidativo, a segunda parada do Arraiá Itinerante foi na Vila Junina (09/06), com apresentação da quadrilha “Tô nem Veno” e logo após, Paulo Sergio – A pisada Forrozeira, fez com que todos dançarem aquele forró tradicional.

Da Vila Junina, nosso Arraiá partiu para a comunidade de Lagoa Funda Novais (14/06), a qual preparou um lindo casamento Caipira com os alunos da Escola Municipal Sebastião Novais; logo após, a animação ficou por conta de com Aldinor dos Teclados. E por Falar em animação, ele não poderia ficar de fora do nosso Arraiá Itinerante, Joãozinho do Forró, o qual abrilhantou a noite na comunidade Quilombola de Santo Inácio (15/06), ao som de muito arrasta pé, que contagiava a todos que ali estavam com sua boa vibração. Em Santo Inácio a noite também foi marcada por belíssimas apresentações culturais e comidas típicas, promovidas pela equipe da escola local.

Nossa quinta parada foi com Play Boys do Forró, na Comunidade de Santo Antônio (18/06), que com ritmos juninos embalaram a noite. Na sede, no Centro Educacional de Ibiassucê (19/06), a noite de animação foi garantida pela banda Forró Sublime.

Por falar em resgate à Cultura, dois forrós tradicionais em nossa cidade, não poderiam ficar de forra programação: o Forró da Avenida e o Forró do Coreto.   O forró da Avenida aconteceu no dia 29 de Junho, contando com o show de Joãozinho do Forró, Cia do Forró e Adriano dos Teclados; um grande público se fez presente para prestigiar a programação festiva. Outra festa muito animada e que não estava acontecendo, é o Forró do Coreto, a qual foi realizada no dia 28 de junho com a animação de Paulo Sérgio – A Pisada Forrozeira e a apresentação da quadrilha “Tô nem Veno”.

Voltando a falar de nossa Vila Junina, ela foi pensada para proporcionar ao visitante uma experiência fantástica, única, aconchegante e surpreendente. Por ela passaram Reinaldo dos Teclados nos dias 15 e 20 de junho, Quadrilha “Busca Pé” de Caculé-Ba, Quadrilha “Brilha Sol” de Caetité-BA e as quadrilhas de nossa cidade “Tô nem Veno” e “Luar do Sertão”.

O prefeito Adauto Prates elogiou o trabalho de toda a equipe do Governo de Reconstrução, em prol do resgate de uma festa tradicional em nossa região, o São João. “Ver a felicidade de nossos Ibiassuceenses, nos fortalece para fazer, cada vez mais, um São João melhor, buscamos meios de proporcionar qualidade de vida e diversão para todos. Parabenizo também a Secretaria de Educação e Cultura, Isabela Andrade e Lindomar de Souza, Encarregado de Cultura, juntamente com toda a equipe, por desenvolverem este belíssimo trabalho.” Disse o Prefeito.