Prefeitura de Ibiassucê distribui máscaras gratuitas para proteger população contra Covid-19

A Prefeitura de Ibiassucê, através da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, desde o início da pandemia provocada pelo coronavírus, já distribui mais de 3.000  (três mil)  máscaras em  Feira Livre, na sede da SMS e nas Unidades Básicas de Saúde, essa ação tem como principal objetivo de proteger a população contra coronavírus. São produzidas com tecido Tricoline e TNT, e confeccionadas por costureiras voluntárias e mine fabrica no município, com material fornecido pela secretaria de saúde. Cada pessoa pode pegar até duas máscaras.

As máscaras de pano, confeccionadas pelo município, atendem às recomendações do Ministério da Saúde. A Secretária de Saúde, Rosania Almeida explica que as máscaras são de uso individual, não podem ser compartilhadas, é uma barreira de proteção e grande aliada no combate à propagação do coronavírus, é um equipamento simples, que não exige grande complexidade na sua produção, podendo proteger você e outras pessoas ao seu redor.

A secretária também explica que as máscaras distribuídas pela SMS, são reutilizáveis. “Elas podem ser lavadas em solução com água e hipoclorito ou água sanitária. Todas as máscaras distribuídas acompanham um manual de orientação de recomendação de como higienizar a máscara de forma correta.” Disse ela.

Desde o dia 24 de abril, través do decreto 019/2020 os estabelecimentos públicos, industriais, comerciais e bancários, foram obrigados a fornecer, máscaras gratuitamente, para os seus funcionários, servidores e colaboradores.

Cuidado ao sair de casa

Use máscaras sempre que sair de casa; Leve com você uma máscara reserva, porque seu tempo de uso é de 2 horas; Leve também uma sacola para guardar a máscara usada, caso seja preciso trocar; Evite tocar ou ajustar a máscara enquanto estiver usando.

Cuidados ao chegar em casa

Lave as Mãos com água e sabão, antes de retirar a máscara; Remova a máscara pelo laço ou nó da parte de trás e evite tocar na parte de frente; Deixe a máscara de molho por 30 minutos em uma mistura de 1 parte de água sanitária (2% a 2,5%) com 50 partes de água potável. Por exemplo: 10 ml de água sanitária para 500ml de água potável; Lave a máscara e as mãos com água e sabão; A máscara precisa estar seca para ser utilizadas de novo

O uso da máscara de tecido não substitui as medidas de prevenção, como: O distanciamento social; A etiqueta respiratória; A higienização das mãos.